Somos um scanlator que traduz e edita os mangás sem nenhum fim lucrativo.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

 » GERAL » Animes & Mangás » Animes » 

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir em baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1 Sazae-san (サザエさん) em Qua Mar 19, 2014 6:53 pm

Kris


Administradora
Administradora






Sazae-san (サザエさん) é uma revista de quadrinhos japonesa criada por Machiko Hasegawa. Foi publicado pela primeira vez num jornal local de Hasegawa, o Fukunichi Shinbun, em 22 de abril de 1946. Quando Asahi Shinbun (朝日新聞) desejava ter Hasegawa desenhando quadrinhos para o seu jornal, ela se mudou para Tóquio em 1949, com a explicação de que os personagens principais se mudaram de Kyushu para Tóquio também. A história em quadrinhos lidava com situações contemporâneas em Tóquio e foi publicada até Hasegawa se aposentar e terminar os quadrinhos em 21 de fevereiro de 1974.













É o anime mais visto – e o mais extenso da televisão japonesa.

O yon-koma (tirinha de quatro quadros – o padrão básico das tiras de jornal japonesas) conta o dia-a-dia de uma moça comum durante os anos do pós-guerra 



Sinopse

A história em quadrinhos era muito atual. No início, Sazae estava  mais interessada em ser ela mesma do que vestir kimono e maquiagem para  atrair seu futuro marido. Hasegawa tinha a visão de que mais adiante, em  suas palavras, o clã Isono / Fuguta iria encarnar a imagem da família  moderna japonesa após a Segunda Guerra Mundial .





Sazae era uma mulher muito "liberal", e muitas das tramas iniciais  giravam em torno de Sazae em torno de seu marido, para a consternação de  seus vizinhos, que acreditavam que um homem deve ser o cabeça de sua  família. Mais tarde, Sazae se tornou feminista e estava envolvida em  muitas situações cômicas sobre sua filiação com grupos locais  feministas.

Apesar da natureza cômica, o núcleo das histórias giravam em torno da  dinâmica familiar de grande porte, e foram apresentadas em uma forma,  leve e fácil. Na verdade, o final cômico, em 1974, girava em torno da  felicidade de Sazae por ter feito um ovo mexido para o almoço do marido  ter produzido uma gema dupla, com Katsuo comentando sobre a felicidade  das "pequenas coisas" na vida pode trazer.

Sazae-san, é transmitido desde 05/10/1969 (ou seja, cerca de 50 anos). Atualmente Sazae-san já passou do episódio 6000 (já que passam 3 episódios por semana), e como é o anime com maior audiência no Japão, a tendência é que continue por muito mais tempo.







A caracteristica principal de Sazae-san é ser um anime para toda a família, o que o deixa milhas a frente de animes pseudo-infinitos, voltados principalmente para garotos (na maioria menores de idade). Sazae-san é um anime sem violência e bastante educativo, o que o deixa com uma aceitação muito grande dos adultos, acreditando que seja melhor para seus filhos.

Sazae-san é intessante porque não é a família clássica dos seriados americanos, apenas pais e filhos. Sazae tem dois irmãos pequenos (Katsuo com 11 e Wakame com 9 anos), no entanto também é casada, e tem um filho de 3 anos (Tarao).
Para comemorar os 50 anos do anime, foi feito um live action.








Autora / Machiko Hasegawa


Machiko Hasegawa (長谷川町子 Hasegawa Machiko), nascida em Fukuoka  o  30 de janeiro de 1920 , foi uma das primeiras desenhistas de manga (banda desenhada japonesa).

Aluna de Suihō Tagawa, criador do famoso cão Norakuro, Hasegawa criou em 1946 as tiras  cómicas Sazae-san, que conta a vida quotidiana da protagonista e sua família. Inicialmente, aparecia no vespertino Fukunichi, mas em 1949  começou a publicar-se no diário nacional Asahi Shimbun, até o retiro de Hasegawa em fevereiro de 1974 . Ijiwaru obaasan e Apron ba-san são outras de suas criações.

Sazae-san convertu-se em uma série dramática para rádio em 1955  e uma série animada que se emite na televisão japonesa desde 1969. Boa parte de sua obra foi traduzida ao inglês, com o título The Wonderful World of Sazae-san.

Hasegawa faleceu o 27 de maio de 1992 . No distrito Setagaya de Tokio , foi feito um museu em sua honra.


  • O website Misión Tokyo fez uma pequena lista dos animes mais longos na televisão japonesa. Segue a lista:



01) Sazae-san
02) Doraemon 

03) Crayon Shin Chan 
04) Chibi Maruko Chan
05) Nintama Rantaro
06) Shimashima Tora no Shimajirou
07) Detective Conan
08) Pokémon
09) One Piece
10) Naruto




Hoje, o popular anime Sazae-san é frequentemente tomada com nostalgia  para a sociedade tradicional japonesa (já que carece de maravilhas  modernas, tais como jogos de vídeo e a cultura otaku), ainda que fosse  de esquerda, a ponto de controvérsia quando funcionou originalmente em  jornais japoneses.    






----------------------------------


“Não existe trabalho ruim, o ruim é ter que trabalhar.”
https://myotakuway.wordpress.com/

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Voltar ao Topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissão deste fórum:
Você não pode responder aos tópicos neste fórum