Somos um scanlator que traduz e edita os mangás sem nenhum fim lucrativo.


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Significado do termo kawaii ♥ Empty Significado do termo kawaii ♥ Ter Nov 25, 2014 10:57 am

Kris

Kris
Administradora
Administradora
Qual o significado de Kawaii para os japoneses?

Você com certeza já deve ter ouvido esse termo, não é mesmo? Mas o que realmente significa Kawaii (可愛い)? Na verdade não existe uma tradução perfeita para descrevê-la e sim adjetivos como “cute”, “fofo”, “adorável”, “amável”, “doçura”, “fofura”, etc. É um termo muito usado no Japão, onde a qualidade estética é altamente valorizada na sociedade japonesa, particularmente da cultura pop japonesa e Otakus.

Serve para designar objetos, acessórios, roupas, animais e pessoas, incluindo crianças e mulheres atraentes. Já os homens é mais comum serem descritos como “Kakko-ii”, que significa “boa aparência” ou “cool”. O termo “Kawaii” também é usado para designar personagens de ficção como de animes ou mangás.
Esse termo também pode se referir a pessoas que tem um comportamento infantilizado ou pessoas muito inocentes ou tímidas. Também pode estar associado à maneira de se vestir, com roupas e acessórios com estilo infantil ou princesa, com cores vivas ou então em tons de rosa ou pastel.

Significado do termo kawaii ♥ Estilo-kawaii-no-Jap%C3%A3o

Origem do termo Kawaii

O termo Kawaii pode ser considerada um neologismo que apareceu na língua japonesa por volta de 1970. Pode ter suas raízes na China, já que lá é usado o mesmo kanji “可爱”, para designar a palavra “fofura” ou “adorável”. Porém a palavra kawaii é derivado da palavra Kawayui, que significa a mesma coisa.
A primeira vez que esse termo foi usado foi para descrever um estilo de escrita usado por adolescentes colegiais. Esse estilo de escrita era chamado de burikko-ji e sua principal característica era se parecer com a escrita de uma criança.
As adolescentes usavam junto à escrita, figuras arredondadas, com rostos felizes, os emoji-emoticos. Durante os anos 80, quase 50% das meninas japonesas entre 12 e 18 anos de idade usavam a caligrafia burikko-ji. Como o adjetivo kawai nasceu ao mesmo tempo que o burikko-ji, os dois estão intimamente interligados.

Significado do termo kawaii ♥ Emoji-emoticons

Origem do Fenômeno Kawaii

O Fenômeno Kawaii se deu a partir que essa tendência passou a ser usada também em banners, revistas, anúncios e comerciais. A escrita nesses tipos de veículos de comunicação passaram a ser mais arredondadas e com estilo mais infantil.
Durante os anos 80 esse conceito passou a ser explorada também por empresas, que perceberam que essa era uma ótima forma de ganhar muito dinheiro.
Uma das empresas mais ligadas a esse conceito kawaii é a Sanrio com seus personagens como Hello Kitty, Keroppi, Pochacco, My Melody, Chococat, Kiki & Lala, Badle-Maru, assim como Pokemón, Doraemon, Snoop, Lilo e Stich, gata Marie, entre outros, que agradam não só crianças como também adultos.

Significado do termo kawaii ♥ Personagens-kawaii-da-sanrio

Algumas pessoas dizem que a cultura kawaii nasceu como um movimento contra a cultura tradicional japonesa e a pressão social imposta aos jovens quando terminam os seus estudos universitários. Nessa fase, eles se sentem obrigados a se tornar “adultos”, serem responsáveis, ganhar dinheiro e criar uma família.
Muitos jovens procuram maneiras de escapar dessa pressão social e uma delas é ser kawaii, ou seja, viver de forma infantilizada, comprar coisas kawaii, vestir roupas kawaii, etc. É uma maneira de negar sua idade adulta e de tentar fugir das responsabilidades típicas e chatas de realizadas por adultos.
Algumas outras pessoas acreditam que a cultura kawaii nasceu a partir do desejo do japonês de ser cuidado e de ser amado. Infantilidade evoca empatia e conexão emocional e são capazes de projetar uma imagem de vulnerabilidade e inocência de si mesmos, o qual que se acredita ser bem aceita por todas as pessoas.

Significado do termo kawaii ♥ Mennas-japonesas-usando-acess%C3%B3rios-kawaii

Impacto da cultura kawaii no Japão



Só para você ter uma ideia do que o fenômeno kawaii representa ao Japão, dá só uma olhada:
• Yū-Pack, uma caixa de correio estilizada é o mascote do correio japonês. No correio também é possível comprar selos estampados com personagens kawaii.

• O Banco japonês Asahi usou o Miffy, um personagem de uma série holandesa de livros ilustrados infantis, em alguns dos seus caixas eletrônicos.

Significado do termo kawaii ♥ Miffy

• Em muitos bancos japoneses é possível adquirir cartões estampados com personagens kawaii.

• Cada uma das 47 províncias do Japão é representado por um mascote bonitinho e fofinho.

• É comum encontrar kōbans (postos policiais), com seu próprio mascote desenhado na parte frontal do prédio.

Significado do termo kawaii ♥ All-Nippon-Airways-Pokemon

• Aviões do “All Nippon Airways” foram inteiramente pintados externo e internamente com o personagem Pokemón.

• No Japão, existe animais que são chefes e mascotes de estações de trem, que atraem muitos visitantes para o local.

• No Japão, existe ilhas chamadas de Ilha dos coelhos e Ilha dos Gatos, os quais atraem muitos visitantes, devido aos seus habitantes kawaii.

Significado do termo kawaii ♥ Hello-kitty-car-interior


• No Japão, podemos encontrar tudo que é tipo de acessório para carro com diversos temas, inclusive da Hello Kitty, que aliás tem muitos outros objetos como podemos ver aqui.

• O Yaeba, ou seja, dentes caninos levemente saltados, também são considerados kawaii.

• As unhas artísticas japonesas, cheias de acessórios, também são consideradas kawaii.

Significado do termo kawaii ♥ Caminh%C3%A3o-com-tema-da-Hello-Kitty

• Nas estradas japonesas, podemos ver caminhões estampadas com figuras da Hello Kitty e outros personagens cute.

• A maioria dos jovens japoneses, adoram enfeitar seus celulares com adesivos e penduricalhos com temas kawaiis.

• Os pacotes de uma marca de preservativos popular japonesa são estampadas com um desenho animado macaco dos desenhos animados chamado Monkichi.

Significado do termo kawaii ♥ Bichos-de-pel%C3%BAcia-enfeitando-carros-no-Jap%C3%A3o

• Também vemos aos montes, carros lotados de bichinhos de pelúcia ou com a carroceria estampada com algum tipo de personagem.

• A moda Kigurumi, Cosplay, Decora style e também as lolitas japonesas também fazem parte do conceito kawaii.

Por todo canto que olhamos, vemos algo kawaii, portanto não é possível colocar tudo aqui. Os japoneses costumam ter mascotes kawaii para tudo, que podem ser objetos ou animais, com a cabeça maior em relação ao corpo, com braços e pernas curtas, olhos grandes e boca pequena, como os personagens da empresa San-X.

Significado do termo kawaii ♥ Personagens-kawaii-da-San-X

Como diz Nobuyoshi Kurita, um professor de sociologia da Universidade Musashi, em Tóquio, “kawaii” é um “termo mágico” que engloba tudo o que é aceitável e desejável no Japão. Por este motivo, a moda fofura é cada vez mais aceita e cada vez mais enraizada na cultura japonesa.

Fonte: Japão em Foco

https://myotakuway.wordpress.com/

2Significado do termo kawaii ♥ Empty Re: Significado do termo kawaii ♥ Sex Dez 12, 2014 9:13 pm

pampink

pampink
Staff
Staff
Tipo... Significado do termo kawaii ♥ 2217525179 meus olhinhos brilharam lendo esse post amei muito fofo
Foi bem detalhado o significado da palavra kawaii



--------------------------------


Significado do termo kawaii ♥ Tumblr_lgbty3QuB81qh2a8vo1_500

3Significado do termo kawaii ♥ Empty Re: Significado do termo kawaii ♥ Ter Dez 16, 2014 10:44 am

Kris

Kris
Administradora
Administradora
Que bom que gostou pampink! Peguei lá no Japão em Foco, não se esqueça de visitar *-*
O que acho legal lá eu trago para cá rs

https://myotakuway.wordpress.com/

4Significado do termo kawaii ♥ Empty Re: Significado do termo kawaii ♥ Sex Dez 19, 2014 12:44 pm

Mitsuki Kisaragi

Mitsuki Kisaragi
Viajante
Viajante
Não sei se acho isso bizarro ou legal rs, mas eles sabem mesmo criar personagens fofos *l*
assim isso até que é uma coisa boa, mas quando esse estilo é usado em excesso acho que não é bom, como garotas japonesas que usam lentes de contato coloridas e grandes pra parecerem fofas,mas falam que isso pode ser um perigo para os olhos.

5Significado do termo kawaii ♥ Empty Re: Significado do termo kawaii ♥ Ter Fev 24, 2015 8:26 pm

Kris

Kris
Administradora
Administradora
Mitsuki Kisaragi escreveu:Não sei se acho isso bizarro ou legal rs, mas eles sabem mesmo criar personagens fofos *l*
assim isso até que é uma coisa boa, mas quando esse estilo é usado em excesso acho que não é bom, como garotas japonesas que usam lentes de contato coloridas e grandes pra parecerem fofas,mas falam que isso pode ser um perigo para os olhos.

Eu acho legal *o* mas como você disse, em excesso não é bom, ao mesmo tempo que fica estranho, não sei D= Praticamente não fica kawaii o.O

https://myotakuway.wordpress.com/

Conteúdo patrocinado


Ver o tópico anterior Ver o tópico seguinte Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos